Telefone:
(21) 3283-3618
Orientação para redução de custos operacionais visando aumento da lucratividade


As empresas implantam programas de redução de custos de duas formas: espontânea e compulsoriamente.
A espontânea é buscada antes de qualquer sinal de crise atingir a empresa e visa a manter ou conseguir uma vantagem competitiva.
A compulsória, geralmente, é implantada diante de crise financeira e tem como objetivo a sobrevivência da empresa. Baseia-se no corte de custos excessivos e que podem ser evitados para otimização e retomada de crescimento da empresa.






Várias podem ser as ações para obtenção de competitividade em custos. As principais são:

  1. Otimização da qualidade em todos os processos da empresa, COMO POR EXEMPLO: o custo de recuperar um cliente insatisfeito é comprovadamente maior do que o de conquistá-lo;
  2. Atenção ao custo global;
  3. Compreensão da relação entre custo, preço e receita;
    Quando a empresa reduz o custo de um produto ou serviço, também pode reduzir o preço de venda, aumentar a quantidade vendida e obter um acréscimo na receita líquida. O ponto ótimo de redução de custo é aquele onde a receita líquida pára de crescer.
  4. Aprimoramento da qualidade de dados e de informações de custo;
    Saber quanto custa realmente um produto ou serviço não é tarefa trivial.
  5. Exploração de toda a potencialidade da Análise de Valor;
    A análise de valor, apesar de já ter mais de cinquenta anos, ainda é a grande ferramenta a ser utilizada na redução de custos, por fornecer uma combinação insuperável de técnica e arte para lidar com problemas de custo elevado.
  6. Crença de que todo custo é redutível.

Rua Senador Dantas, 117 Grupo 1.741 - Centro - Rio de Janeiro . . . .

Todos os direitos reservados a Soma Consultoria

Criação de Sites | Hospedagem de Sites